O ginseng vermelho coreano é uma forma cozida no vapor do Panax ginseng, uma erva adaptogênica com uma longa história de uso como medicamento tradicional. Esta erva é frequentemente usada como um suplemento para melhorar a saúde geral e a saúde cognitiva, mas também pode ter uma variedade de outros efeitos benéficos. Este artigo é sobre os principais benefícios do ginseng vermelho coreano, seus possíveis efeitos colaterais, a melhor hora para tomá-lo e muito mais.
Todos os benefícios potenciais mencionados abaixo dependem da dose. Tal como acontece com outras ervas adaptogênicas, existe uma dose ideal que permite que você obtenha a maioria dos benefícios sem causar efeitos colaterais significativos ou acúmulo de tolerância no corpo. Discutiremos o melhor protocolo de dosagem mais adiante neste artigo.
Risco reduzido de câncer – A suplementação diária com Panax ginseng foi associada a mais da metade do risco de câncer colorretal, pancreático e de ovário em um estudo. Embora precisemos de mais pesquisas em humanos para confirmar esse efeito, a pesquisa que temos até agora é muito promissora. Este benefício provavelmente se aplica ao ginseng vermelho coreano também.
Melhoria da saúde imunológica – O ginseng vermelho coreano pode melhorar vários aspectos da saúde imunológica, incluindo imunidade inata, imunidade adaptativa, defesas imunológicas intrínsecas celulares, imunidade da mucosa, tolerância imunológica, função das células assassinas naturais, função saudável das células T e B e muito mais.
Redução da inflamação – Esta erva pode diminuir as concentrações de IL-6 e outros marcadores associados à inflamação.
Glicose no sangue reduzida – Vários estudos encontraram uma diminuição na glicose no sangue em jejum em diabéticos que tomam doses padrão de ginseng por períodos prolongados. O mesmo não se aplica aos não diabéticos, onde a glicose no sangue geralmente não é alterada de forma notável. No entanto, uma dose alta de cerca de 20 gramas pode reduzir agudamente os níveis de glicose no sangue, mesmo em indivíduos saudáveis.
Redução do risco de resfriado comum e gripe – O ginseng pode reduzir a taxa desses dois tipos de doença, mas não parece influenciar a duração ou a gravidade delas. Esta erva também pode aumentar a eficácia das vacinas contra a gripe.
Sintomas reduzidos de esclerose múltipla – Tomar ginseng vermelho coreano diariamente por 3 meses pode reduzir a sensação de cansaço em mulheres com esclerose múltipla.
Recuperação muscular mais rápida – O ginseng vermelho coreano pode reduzir a creatina quinase, um biomarcador de danos musculares, 72 horas após uma sessão de exercícios, quando a erva é tomada antes da sessão. Isso sugere que esta erva pode melhorar a recuperação.
Declínio cognitivo mais lento – A erva é um pouco eficaz nesse sentido.
Aprimoramento cognitivo – O ginseng vermelho coreano pode melhorar agudamente alguns aspectos da cognição. Este benefício pode ser secundário aos efeitos anti-fadiga do ginseng.
Aumento das ereções – Esta erva pode aumentar as ereções em pessoas que sofrem de disfunção erétil (DE). Embora esse benefício tenha sido demonstrado apenas em estudos em que eles usam ginseng vermelho coreano (uma forma vaporizada de Panax ginseng), esse benefício quase certamente se aplica ao Panax ginseng regular também.
Propriedades antioxidantes – O Panax ginseng pode aumentar a SOD, a glutationa peroxidase e a catalase, as três principais enzimas antioxidantes.
Melhora do humor e bem-estar – Uma melhora é observada principalmente em pessoas com estresse, diabetes, disfunção erétil ou outros problemas com os quais o ginseng pode ajudar. Indivíduos saudáveis sem esses problemas podem não experimentar esse benefício.
Aumento do fluxo sanguíneo – A suplementação pode levar a um pequeno aumento no fluxo sanguíneo.
Danos reduzidos ao DNA – O ginseng vermelho coreano pode ajudar a retardar ou até reverter os danos ao DNA, provavelmente devido à sua capacidade de remover células senescentes.
Efeitos calmantes – Esta erva demonstrou melhorar a calma auto-relatada em um estudo.
Melhor qualidade do sono – Este benefício se aplica principalmente quando se dorme em um novo local.
Redução dos sintomas da menopausa – Embora esse benefício não seja confiável, o ginseng pode diminuir alguns sintomas desagradáveis da menopausa, principalmente aqueles relacionados à libido. Esta erva também demonstrou reduzir a depressão em mulheres que passam pela menopausa.
Aumento da testosterona – Um aumento é visto apenas em homens inférteis e não se aplica à maioria dos homens férteis.
Tempo de reação melhorado – Os efeitos no tempo de reação são mistos, mas ligeiramente positivos na maioria das pessoas.
Níveis de colesterol melhorados – O ginseng vermelho coreano pode aumentar o colesterol HDL e diminuir os níveis de colesterol LDL. No entanto, esse benefício não é confiável e geralmente é muito pequeno.